Salmão gravlax
Para o salmão: 1 filé de salmão sem pele de 500g 35g de flor de sal ou sal grosso = 1 3/4 colher de sopa 25g ou 2 colheres de sopa de açúcar demerara ou refinado pimenta rosa ou preta amassada a gosto (a preta é mais forte que a rosa – veja na foto acima a quantidade de rosa que usei) 1 maço de endro cortadinho (também conhecido por dill, guarde um pouco para quando o salmão estiver pronto)
Depois de pronto: 2 limões (limão rosa ou cravo fica perfeito) um pouco de endro picado
Para o sanduíche: 1 cebola roxa 1 pepino 1 pote de cream cheese mostarda Dijon (opcional) pão de sua preferência (usei bagel da Wickbold com gergelim e apesar de bem doce, é razoável)
O ideal é pesar o sal e o açúcar em uma balança ou seguir à risca a quantidade em colheres, pois um pouco a mais pode deixar o salmão muito salgado.
Caso a sua peça de salmão tenha outro peso, calcule a quantidade necessária com base em 70g de sal e 50g de açúcar por 1kg de peixe.
Certifique-se que o salmão esteja limpo, sem espinhos e fresco.
Caso vá usar um filé inteiro e não tenha uma travessa que o acomode bem, corte-o ao meio e faça dois andares.
Misture todos os temperos. Despeje a metade do tempero em uma travessa e coloque o filé por cima (com a parte que continha a pele para baixo). Cubra-o com a outra metade do tempero. Coloque uma outra travessa por cima com um peso de 1kg. Lacre tudo com um filme plástico e leve à geladeira por 36h a 48h, dependendo do tamanho do peixe.
Quando tirar o salmão da geladeira, não se assuste com a água que terá formado. Lave o salmão em água fria até retirar todo o sal. Enxugue bem com papel toalha. Fatie fininho, jogue por cima suco de 1 limão e um pouco de endro picado.
Monte os sanduíches como preferir.
Se quiser, faça uma salada com os mesmos ingredientes do sanduíche, folhas, rabanete e molho de azeite e limão (como o salmão já é salgado, não precisa salgar o molho).